quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013


MEIO AMBIENTE
Serviço de coleta do lixo é mantido em Porto Franco e deve normalizar nos próximos dias
Com o fim do contrato entre a Prefeitura e a Empresa que mantinha o caminhão de coleta do lixo na cidade de Porto Franco o serviço passou a ser feito em caminhões basculantes (caçambas) e por homens contratados temporariamente, com a finalidade de manter a cidade limpa.
Uma nova empresa já está habilitada e contratada para fazer os serviços de limpeza permanente nas ruas da cidade, mas, pediu prazo de pouco mais de 20 dias para adequar-se as normas e à realidade que a municipalidade exige para começar as atividades.
Antes fazer a contratação da empresa habilitada, a prefeitura realizou todo o processo licitatório que a Lei exige a fim de garantir transparência na contratação, além de permitir que o município escolha àquela empresa que tenha o perfil exigido para dá garantia ao serviço que se propõe prestar pelo menor preço do mercado.
Além de está agilizando o reinício dos trabalhos de coleta permanente como aconteceu em anos anteriores, a prefeitura através da Secretaria de Infraestrutura e Departamento de Limpeza, quer implantar com urgência a sistema de coleta seletiva do lixo. Para isto, uma nova área para deposito de resíduos está sendo preparada, mas, a meta é acabar com a modalidade lixão, aderindo à ideia de selecionar o lixo através de catadores organizados visando reaproveitar matérias recicláveis levando para o um aterro sanitário apenas aquela parte que não se pode aproveitar nas usinas de reciclagem.
Como no município ainda não tem aterro sanitário, a prefeitura deve consorciar com outros municípios onde já possuam, ou conseguir financiamento através de consórcio intermunicipal para construção de um aterro que sirva para receber o lixo produzido nas cidades integrantes deste projeto.
Em vários pontos da cidade como praças e nas dependências de repartições públicas já existem coletores de lixo instalados onde as pessoas já podem depositar os resíduos de acordo com sua classificação. Este foi o primeiro passo dado para implantação do sistema de coleta seletiva. A prefeitura recebeu apoio de empresas da iniciativa privada, instaladas no Distrito Agroindustrial de Porto Franco.
*Por Nardele Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...