segunda-feira, 6 de julho de 2015

MA-PORTO FRANCO / SOS SAMU

Governo federal atrasa renovação da frota de ambulâncias para o SAMU de Porto Franco 
Em Porto Franco o SAMU foi instalado em dezembro de 2007 na época o município recebeu 4 veículos e a central de regulação. Pela regra do Ministério da Saúde a frota deve ser renovada a cada 3 anos ou quando o carro completar 300 mil quilômetros de uso.
A frota de ambulâncias do Serviço móvel de Urgência SAMU de Porto Franco já deveria ter sido renovada pela segunda vez, mas, o governo federal está com atraso de quase dois anos para fazer a troca dos veículos, mesmo assim, o serviço não pára.
No ano 2010, toda a frota foi renovada e deveria ter sido feita a troca novamente em 2013, mas, até agora o governo federal ainda não liberou dinheiro para compra de novos veículos, mesmo assim, a prefeitura de Porto Franco vem fazendo as manutenções necessárias para manter os veículos funcionando. 
Do total de 4 ambulâncias, 1 veículo é de suporte avançado e 3 de suporte básico, sendo que um deles serve à base descentralizada de Campestre do Maranhão, cuja regulação médica é feita na central de Porto Franco. A central também possui uma moto usada no serviço móvel de urgência.
As centrais de regulação do SAMU 192 não dispõem de verbas para fazer recuperação de sucatas de ambulâncias, e as prefeituras não podem leiloar esses veículos. O que cabe às administrações locais é da manutenção nos carros enquanto tiverem vida útil.
Desde 2013, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Porto Franco vem fazendo contatos com o Ministério da Saúde sobre a troca de frota de ambulâncias do SAMU, pedidos renovados no ano passado e já em 2015, por várias vezes, mas, ainda não obteve respostas positivas. As alegações é que o governo federal está fazendo corte de despesas e isso estaria prejudicando o sistema em todo o país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...