quarta-feira, 21 de novembro de 2012


Prefeitos eleitos participam de Seminário em São Luis
Os prefeitos eleitos do Maranhão estiveram reunidos em São Luis entre os dias 19 e 20 de novembro em Seminário promovido pelo Governo do Estado com o objetivo de promover a integração do estado com os municípios.
Da região tocantina e sul maranhense, quase todos os prefeitos eleitos e prefeitos cujos mandatos terminam em dezembro estiveram na capital.
O prefeito eleito de Campestre do Maranhão - Valmir Morais-PT acompanhado dos também prefeitos eleitos de Porto Franco - Aderson Marinho-PDT, de Lajeado Novo - Edison Vidal-PCdoB, Estreito -Cícero Neco-PMDB e de São João do Paraíso - Zé Aldo –PRB tiveram participação atuante no encontro. Durante o seminário, que foi aberto pela Governadora Roseana Sarney e coordenado pelo Secretário da Casa Civil Luis Fernando foram mostrados exemplos de cidades bem administradas no estado com destaque para Porto Franco e São José de Ribamar.
Campestre
Valmir Morais, prefeito eleito de Campestre do Maranhão, um dos mais jovens entre os eleitos da região, aproveitou o evento para ter uma aproximação com a Governadora Roseana Sarney, uma vez que faz parte de um partido em nível de estado aliado do governo. Valmir Morais teve em seu palanque o apoio moral do Deputado Domingos Dutra-PT, que pertence à ala radical do partido no Maranhão, fato que o deixa de certa forma, preocupado sobre como o governo estadual vai olhar para sua gestão, temendo retaliações como ocorre na maioria dos municípios onde o prefeito é ou foi contra o grupo Sarney.
Na conversa com a governadora, Valmir sentiu que vai ser possível fazer parcerias institucionais com o estado, capazes de realizar muitas obras, principalmente no setor de infraestrutura durante os próximos quatro anos. Entre os assuntos discutidos com Roseana, Valmir destacou a importância de colocar em funcionamento com a máxima urgência, o Hospital Público de Campestre que está sendo feito pelo governo do estado, (em fase de conclusão). Além disso, o prefeito eleito pediu especial atenção da governadora para possíveis convênios com o objetivo de fazer pavimentação e asfaltamento de ruas na cidade e em alguns povoados como Cachimbeiro, Cabeceira Grande e Vila Nova do Campestre.
No setor da educação, Valmir Morais aproveitou para pedir à Chefa do Poder Executivo Estadual que seja viabilizado com a máxima urgência, a implantação de um pólo da Universidade Estadual do Maranhão em Campestre com o objetivo de oportunizar acesso gratuito de nossos jovens no ensino superior, sem a necessidade de se deslocar para Porto Franco ou Imperatriz. Sobre segurança pública, Valmir comentou com a governadora e deixou claro seu desejo de que o estado ofereça condições de colocar em funcionamento uma delegacia da Policia Civil com delegado e escrivão, para atendê-la as ocorrências corriqueiras do município, atendimento feito hoje somente em Porto Franco e de forma precária devido a grande demanda.
Os outros prefeitos que participaram do seminário também tiveram a oportunidade de conversar com a Governadora e seus secretários. Na pauta, os novos prefeitos também cobraram a presença do governo com a finalidade de oferecer, principalmente aos novos municípios, condições reais para que possam se desenvolver. Maioria das novas unidades encontra-se em situação de calamidade, sem obras de infraestrutura, e com enormes dívidas, o que inviabiliza o seu desenvolvimento pleno.
Já os prefeitos de cidades como Porto Franco e Estreito, que tem mais tempo de emancipadas e já contam com uma infraestrutura maior e melhor, os prefeitos aproveitaram para demonstrar ao estado, que mesmo tendo certa autonomia financeira, dependem muito do estado a da união, que muitas vezes se furtam de suas obrigações, sobrecarregando o município que tem recursos escassos e carimbados. Ou seja, com sua destinação definida, não podendo ser destinado a nenhum fim, que não seja o especifico.
Porto Franco
Aderson Marinho Filho, prefeito eleito, apelou para que o governo, devolva as verbas retiradas da saúde que muito prejudicou o atendimento na área nos últimos 4 anos. Adersinho também aproveitou para conversar com secretários estaduais e com a Ministra do Desenvolvimento Social Tereza Campelo, que participou do seminário. Na conversa com a Ministra, os prefeitos pediram mais apoio do Governo Federal para os programas sociais existentes nos municípios e a implantação de outros serviços que são essenciais à vida da população.
Estreito
O prefeito eleito Cícero Neco-PMDB que já havia visitado o gabinete da Governadora e dos secretários estaduais na ultima semana de ]outubro, aproveitou para reforçar os pedidos feitos anteriormente ao governo do estado para que salve o Estreito. A cidade está completamente destruída, apesar de ser uma das que tem boa arrecadação de ICMS e Royalty da Barragem, está completamente acabada. Ruas esburacadas, sistema de saúde falido e educação carente de atenção.
Lajeado Novo
Devido ter sido eleito em partido de oposição e ser iniciante na política, Edson Vidal prefeito eleito de Lajeado, foi cauteloso em fazer aproximação com a Governadora, mas não deixou de dizer a ela, que a cidade que o elegeu prefeito está sendo administrada por um aliado declarado da governadora, mas não deu a atenção necessária a seu povo, tanto que perdeu as eleições. Edison entregou uma pauta de reivindicações à governadora, entre elas, o pedido de conclusão da obra da escola de ensino médio na sede do município que embora esteja funcionando, não oferece conforto e nem segurança aos estudantes da rede estadual. Edison também quer que sejam mantidos convênios para conclusão das obras de asfaltamento de ruas na sede e no povoado passagem boa. 
Edson que é médico, também lembrou de pedir a conclusão das obras do Hospital que está sendo feito pelo estado, que seja equipado e entre em funcionamento com a máxima urência, porque a saúde de Lajeado está doente e precisar ser socorrida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...