sábado, 4 de maio de 2013


AGROINDÚSTRIA
Fim de uma longa espera: Maity paga salários e prevê início da safra 2013 para julho 
Depois de vários meses de espera e negociações finalmente um final feliz para os mais de 700 trabalhadores contratados e para a empresa Maity Bio Energia, localizada na Fazenda Palmeirinha-Campestre do Maranhão. No final do ano passado a empresa terminou a safra 2011-2012 com queda de 20% da produção prevista para o período. Alta dos insumos, maquinário e salário de trabalhadores trouxeram prejuízos para a empresa e seus colaboradores. Mesmo cenário foi vivenciado por grandes empresas do sul e sudeste do país, que tiveram queda na safra.
Para evitar demissão em massa, a empresa manteve por todo esse período de quase seis meses todos os trabalhadores contratados, acumulando ganhos. Um acordo firmado entre trabalhadores, sindicato da categoria e a empresa garantiu a estabilidade e o vinculo empregatício mesmo sem a presença do trabalhador no campo. A empresa também forneceu cesta básica de alimento aos empregados como forma de ajudar na alimentação das famílias desses colaboradores.
Depois de vários meses de espera finalmente uma boa noticia. A empresa conseguiu financiamento junto a instituições bancárias e antecipou a venda da produção de álcool da safra desse ano e já começou a pagar os salários atrasados de dezembro, janeiro, fevereiro e o décimo terceiro salário. Primeiro a receber seus vencimentos serão os trabalhadores da categoria rurícolas e depois vai ser a vez de quem trabalha na indústria e nos cargos de administração.
Os pagamentos serão feitos através de cheque nominal podendo ser descontados na rede bancária a partir do dia 20 de maio.
Quem quiser receber os documentos (cheque pré-datado) para guardar ou negociar no comércio, o RH da empresa já está disponibilizando a entrega dos mesmos. Nesse final de semana devem ser entregues cheques para rurícolas que já demonstraram interesse em receber seus pagamentos nestas condições. Para segunda feira dia 6, será a vez de pagar também com cheques os trabalhadores da indústria e administrativo.
Com esse pagamento efetuado a empresa volta com suas atividades normais no campo e na indústria, onde devem ser feitos tratos culturais e manutenção de equipamentos. Mas, para isto conta a presteza e a participação de todos os colaboradores. A previsão é que no final de junho começe a safra2012 podendo se estender até final de dezembro.
*Por Nardele Oliveira –Da Redação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...