sábado, 4 de maio de 2013


MEIO AMBIENTE
Assessoria de Comunicação começa trabalhar, primeira matéria publicada fala de reunião sobre meio ambiente 
Moradores do Olho D´gua, povoado localizada há poucos quilômetros de Tocantinopolis, querem criar Cooperativa de catadores. A cooperativa visa integrar as famílias daquela comunidade principalmente as que estão freqüentemente catando resíduos sólidos recicláveis (lixo reciclável) no Lixão, para reutilizá-los e/ou vendê-los para complementar a renda familiar.
Com o objetivo de orientá-los sobre a necessidade de se prevenirem contra os riscos de contaminação e até contraírem doenças, a Prefeitura Municipal de Tocantinópolis através da Diretoria de Assuntos Ecológicos promoveu esse diálogo para orientá-los da importância do trabalho dos catadores, mas, que é uma atividade que requer medidas de segurança como o uso de luvas, botas, máscaras entre outros recursos.
A comunidade foi orientada ainda, considerando o número de pessoas envolvidas nessa atividade, da importância de se organizarem em Associação ou Cooperativa surgindo com essa iniciativa novas relações de emprego e renda.
È notável a contribuição das cooperativas para o combate ao desemprego. A organização dos catadores em cooperativas pode contribuir para melhorar a sociedade, com novasoportunidades de trabalho, justiça social e maior equilíbrio na distribuição de renda, além de contribuir com o meio ambiente.
Desde o início, a cooperativa deve buscar uma forma de integração com outras cooperativas para o intercâmbio de experiência e mútuo fortalecimento. Foi destacada ainda, a importância da parceria entre a cooperativa de catadores, o poder público e iniciativa privada.
Pensando em colaborar com os catadores, foram informados e convidados para participarem no dia 14 de maio da IV conferência Regional do Meio ambiente em Araguatins, com o tema: Resíduos Sólidos, da I conferência Municipal Infanto-Juvenil do Meio Ambiente Com o tema: vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis, que se realizará em Tocantinópolis em local e data a definir, foram convidados ainda para  participar do Curso/Oficina sobre Coleta Seletiva e Reciclagem do Lixo que acontecerá dia 22 e 23 de maio em Tocantinópolis.
Participaram da Reunião a Gestora da escola Novo aeroporto a Professora Maria Dias e sua equipe de trabalho, representantes da secretaria municipal de assistência social e Diretoria de Assuntos Ecológicos, o Vereador Zé Raimundo do DERTINS e a vereadora Elenir que hipotecaram total apoio a Comunidade do Povoado Olho D'água aos Catadores e a Cooperativa.
 *Por Emivaldo/Ascom-Prefeitura de Tocantinópolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...