segunda-feira, 5 de agosto de 2013

TOCANTINS
Duas crianças escapam por milagre no interior de Santa Terezinha do Tocantins

Uma criança de cinco e outra de dois anos filhas de um casal que mora na zona rural do município de Santa Terezinha do Tocantins, passaram mal depois de ingerir uma substância tóxica a base de cera para piso de casa, remédio com data de validade vencida e detergente. Essa mistura foi feita pelas próprias crianças enquanto brincavam no quintal de casa na manhã de sábado dia 3.
Os pais só perceberam depois que o menino de 2 anos começou passar mal, com sintomas de tonturas, náuseas e calafrio. Depois a menina de 5 anos apareceu com um frasco de remédio vencido e disse que os dois teriam tomado aquele remédio. No desespero, a família levou as crianças para o Hospital de Ângico-To, que fica a poucos quilômetros de onde moram. No município vizinho a técnica de enfermagem que estava de plantão disse que na ausência de um médico ela não poderia fazer nada, mas sugeriu que as crianças fossem levadas para o hospital de origem a fim de que fosse feita uma lavagem estomacal. Na estrada as duas crianças fizeram vômito diversas vezes e isso teria contribuído para uma melhora no estado de saúde das mesmas.
Para surpresa do casal, ao chegarem à cidade de Santa Terezinha não havia ninguém no Posto de Saúde para fazer o atendimento. A enfermeira que deveria está no local havia deixado um aviso na parede informando que estava na casa de um parente e que poderiam chama-la pelo telefone, mas, a família não viu este aviso. Ao encontrarem com a profissional de saúde, ela apenas disse que deveriam ter lido o aviso, para não causar aquela perda de tempo, pois no local também não havia médico e nada poderia ser feito naquele caso.
Foi preciso levar as crianças mais uma vez para hospital de outro município. Em Tocantinópolis a menina chegou a ser atendida e ficou na observação, mas, como já havia feito vômito o estômago estava limpo e por isso seu estado de saúde já apresentava melhoras, tendo sido liberada depois de ser medicada.

Os pais das crianças estão indignados com a falta de assistência no município onde moram e disseram que vão levar o caso a conhecimento das autoridades competentes para que situação como esta não volte a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...