quarta-feira, 23 de setembro de 2015

MA-PORTO FRANCO / HISTÓRIA 

Bar do Políbio é ponto de encontro dos amigos e faz parte da história de Porto Franco

Fundado em 1957 o Bar do Políbio é famoso por ter sido um dos primeiros estabelecimentos comerciais desse ramo em Porto Franco-MA e existir até os dias atuais. Também por servir de local para concentração de blocos do carnaval da cidade e por ter recebido celebridades como: Engenheiro Bernardo Sayão (responsável pelo início da construção da Rodovia Belém Brasília) e o Guerrilheiro João Carlos Haas Sobrinho, nas décadas de 60 e 70.

Políbio Cavalcante tinha 25 anos de idade quando resolveu instalar na Rua Rio Branco (atualmente Rua Alfredo Santos) um bar, a intenção era comercializar bebidas e seus maiores clientes eram operários que trabalhavam na construção da estrada interestadual a tão conhecida BR 010 (Belém Brasília), além de moradores da cidade, naquela época, com população bastante reduzida em relação aos dias atuais.
Com a saída dos operários, Políbio resolveu mudar a atividade comercial e instalou no mesmo local uma espécie de Mercadinho onde vendia de tudo: produtos alimentícios, armarinhos e até material de construção. Mas, não abriu mão de continuar vendendo bebidas, até que resolveu manter mercado e bar no mesmo ponto comercial.
Na casa onde funciona o comércio, Políbio viu nascer todos os filhos que vieram depois de montar o bar pela primeira vez. Ali, ele e a esposa Dinorah Barbosa Cavalcante, criaram os 9 filhos advindo do casamento. Hélbio, Hélcio, Hélio, Hélder, Norma, Noráia, Nóris, Noelma e Norian.
Para a cultura portofranquina o bar do Políbio tem sua importância. No espaço chamado Poleiro, onde antigamente era um hotel (onde ficou hospedado o Engenheiro Bernardo Sayão) é local para concentração dos blocos carnavalescos: Galo da Madrugada (concentra na madrugada do domingo de carnaval) e o bloco Os Periquitos da Madame (concentra na tarde de segunda-feira de carnaval).
Este ano, para comemorar o aniversário de 57 anos do Bar do Políbio, dois netos do comerciante tiveram a ideia de realizar uma festa com a finalidade de reunir amigos e pessoas da comunidade em evento que também serviu para arrecadar fundos a serem utilizados em benefícios dos dois jovens que estudam Direito em Faculdade particular de Imperatriz.
Evento aconteceu no dia 19 passado, foi animado pelo cantor regional Rannyel Alves, com participação dos também cantores Odilé Rossi (sósia de Reginaldo Rossi) e o Germano Filho (Germanin de Porto Franco), além de ter reunido centenas de pessoas da comunidade entre pessoas comuns e políticos tradicionais do município como o ex-prefeito Deoclides Macedo e o atual prefeito Aderson Marinho Filho (Adersinho).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

ESTAMOS VOLTANDO