terça-feira, 20 de dezembro de 2016

MA-LAJEADO NOVO / RETRÔ: SAÚDE PÚBLICA
Unidade Básica de Saúde mantida 24 horas aberta para atender população 
Mesmo contrariando regras que mantém UBS funcionando apenas por período de 8 horas em dias úteis, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Lajeado Novo-MA, manteve por quatro anos, a UBS sede, aberta 24 horas com equipe médica e de enfermagem, oferecendo atendimentos nas áreas clinica-médica, odontologia, nutrição e de urgência, além da coleta de material para análise laboratorial. 
Casos graves são encaminhados de ambulância com suporte Básico mantida pelo município ou quando necessário em Unidade Avançada do SAMU para o Hospital de referência em Porto Franco, onde o município tem pacto na saúde, compromisso que transfere automaticamente o recurso de um município para o outro garantindo pagamento feito pelo Governo Federal à unidade pactuada pelo procedimento realizado no paciente.
Para garantir funcionamento da UBS sede 24 horas, disponível à população, a Prefeitura de Lajeado fez investimentos na infraestrutura do prédio com reforma e ampliação das instalações, aquisição de equipamentos, instrumentos e aparelhos necessários para atender bem a população. Foram instaladas além dos consultórios, sala de emergência as enfermarias: masculino e feminino, além de refeitório, cozinha, lavanderia e sala de repouso para profissionais de plantão. Antes, sem contar com essa estrutura, pacientes eram levados de ambulância para Porto Franco, superlotando o hospital retardando o atendimento. Embora enfrentando muitas dificuldades, durante dois anos, foram mantidos na UBS sede, atendimentos médicos especializados. Atualmente contando apenas com a área clínica, mesmo assim, a rede tem pacto que garante atendimento das especialidades em outros centros de saúde, bem como a manutenção do TFD para casos que requer esse beneficio.
Além da Unidade Básica de Saúde da sede do município, a Prefeitura também mantém funcionando no horário padrão a UBS de Passagem Boa e do Assentamento Santa Luzia todas equipadas com consultórios, sala de sutura e vacina, gabinete odontológico e farmácia básica. Em todas as Unidades, médicos, enfermeiros e técnicos das equipes do Programa Saúde da Família-PSF atendem durante a semana.
Para ampliar o atendimento na rede de saúde pública, Prefeitura já celebrou convênio com o Ministério da Saúde para implantação de mais uma equipe do PSF na sede. Equipamentos novos estão estocados aguardando conclusão da obra da UBS BEC para serem instalados e colocados á disposição da comunidade. Uma nova ambulância também já foi comprada e deve ser entregue nos próximos dias para servir a população de Lajeado Novo. Os recursos são de convênios com o MS. E mais, a Prefeitura de Lajeado Novo, renovou convênio para manutenção do Programa Mais Médico com profissionais estrangeiros residindo pelo período de 36 meses no município. Todas essas conquistas ocorreram na gestão 2013/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO OU ENVIE SUA RESPOSTA EM CASO DE DIREITO A RETRATAÇÃO.

IMPERATRIZ Duas pessoas morreram por causa da enchente em cidades da região Tocantina  As chuvas que caíram na região nos últimos di...